sábado, 31 de julho de 2010

RITMO CIRCADIANO - Tutoria

Ritmo é uma sequência de eventos que se repetem de maneira regular ao longo do tempo. A palavra Circadiano vem do latim circa (aproximadamente) e dies (dia). Dessa forma, o ritmo, ou ciclo, circadiano é uma sequência de eventos que se repetem de maneira regular (mesma ordem e mesmos intervalos) durante 24 horas. Como limite inferior pode apresentar período de 20-22 horas e como limite superior, um período de 26-28 horas. Quando possuir um período maior é chamado de Ultraradiano e, quando apresentar um período menos é Infraradiano.
Algumas características dos ritmos circadianos são: A ritmicidade do ciclo é transmitida geneticamente; o ritmo tem relativa estabilidade diante de mudanças térmicas - homeostase térmica; possui plasticidade diante dos sincronizadores externos (sincronização - o sincronizador ambiental mais preponderantes é a luz, devido ao ciclo claro-escuro).
Todos os ciclos biológicos e os fenômenos periódicos que ocorrem no organismo dos seres vivos são estudados pela Cronobiologia.
A sincronização das atividades do organismo, através do sequenciamento coordenado dos fenômenos fisiológicos nas vinte e quatro horas do dia, é regulada pelo nosso "relógio biológico", localizado no Núcleo Supraquiasmático do Hipotálamo(NSQ).



Relação dos principais hormônios com o ciclo circadiano

1) Melatonina - Hormônio produzido pela glândula pineal que é responsável por deixar a pessoa sonolenta, por isso é popularmente chamdo de "hormônio do sono". Apresenta valores máximos noturnos e mínimos diurnos (a luz suprime sua produção). Seu pico está entre 2 e 6 horas da manhã. A produção da melatonina é inversamente proporcional à idade da pessoa, ou seja, quando maior for a idade, menos melatonina é produzida, por isso que os idosos apresentam mais casos de transtornos do sono, como a insônia.
2) Seratonina - Esse hormônio inibe as sinapses dos neurônios, causando sono.
3) Cortisol - Hormônio produzido pelo córtex da supra-renal. Os níveis de cortisol atingem o máximo durante a manhã (7 - 8 horas), seguido por um período prolongado de níveis mínimos ao redor da meia-noite. O cortisol é inverso à melatonina, ou seja, quando o cortisol atinge seu pico, a melatonina atinge seu mínimo, ou vice-versa. O stress está intimamente relacionado à esse hormônio. Quando a pessoa passa por um período de stress, ocorre um aumento nos níveis de cortisol plasmático, dessa forma faz com que a pessoa não tenha sono e necessite de alguma substância relaxante.
4) TSH - O hormônio tireoestimulante apresentam níveis baixos e relativamente estáveis durante o dia. Ocorre uma elevação noturna e atinge seu máximo no período de sono.
5) GH - A secreção do hormônio do crescimento é estimulada notavelmente durante o sono lento (SOL ou nãoREM). Ocorre pouco depois de iniciar o sono. As mulheres apresentam pulsos durante o dia que são mais frequentes do que nos homens.
6) Prolactina - Elevação noturna imediatamente depois do começo do sono e culmina ao redor da metade da noite.
7) Testosterona - Seu aumento noturno está relacionado com o sono REM.

OBS1. Influência da cafeína no ciclo circadiano
A cafeína (droga psicoativa mais popular do mundo) inibe a atuação do neurotransmissor adenosina, e esse, por sua vezz, é responsável pela diminuição da frequência cardíaca, da pessão sanguínea, da temperatura corporal, etc. Com a inibição da adenosina, a pessoa tem uma sensação de revigoramento e ocorre um efeito descargas nas células nervosas, liberando adrenalina.

Em alguns momentos de ansiedade as pessoas usam do ácool, um agente ansiolítico (droga usada para diminuir a ansiedade ou tensão), fazendo com que a ansiedade em certos momentos seja amenizada. Apesar de haver uma estimulação corporal, o etanol é um depressor do SNC e diminui a atividade neuronal.
Vale ressaltar ainda a dopamina (neurotransmissor precursor natural da adrenalina e noradrenalina), ela estimula a atividade do SNC, diante da dependência de jogos, drogas, etc.

OBS2. Jet lag - É uma fadiga de viagem, condição que é uma consequência de alterações do ritmo circadiano, tais alterações podem provocar uma mudança do trabalho do organismo. É o rompimento do ciclo claro-escuro, devido à mudança de fusos horários ai realizar viagens que cruzem o meridiano.


Mário Augusto F. Cruz. 

1 comentários: