domingo, 20 de novembro de 2011

UMA FALHA PODE CUSTAR A VIDA


Medicina não é ciência exata;
é ciência perfeita, não admite erro, pois
quem paga é o paciente com sua própria vida.

Livro: Procedimentos Médicos - Alexandre Amato.

sábado, 19 de novembro de 2011

DIA DA LIVRE INICIATIVA - UNIT


Unit Notícias from Danilo Mecenas on Vimeo.

MEC CORTA 514 VAGAS E FECHA 16 CURSOS DE MEDICINA

Ministério quer reduzir 50 mil vagas em cursos superiores.
Medida ocorre em virtude de baixo desempenho no Enade.


Do G1, em São Paulo


O Ministério da Educação publicou nesta sexta-feira (18), no "Diário Oficial da União", a suspensão de 514 vagas oferecidas em 16 cursos de bacharelado em medicina que tiveram resultados insuficientes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Os cursos são oferecidos por nove instituições de ensino de Minas Gerais, duas de Rondônia, e uma dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins (veja a lista no 'Diário Oficial').

As instituições têm 30 dias para informar ao ministério as providências que serão tomadas para melhorar a qualidade dos cursos. A redução no número de vagas de ingresso passa a valer para o próximo processo seletivo de cada instituição. Elas terão um ano para melhorar a qualidadea. Se as exigências do MEC não forem atendidas, elas correm o risco de ter o curso cancelado.

REFLEXÃO

VOCÊ VAI SER MÉDICO


O futuro médico nasceu. Quer tomar leitinho, nenê? Pode tomar, mas só um pouco. Não se a
costume com muito. Você vai ser médico.
Está aprendendo a andar. Ande com cuidado. Olhe bem onde pisa para não cometer erros. Você vai ser médico.
Primeiro ano na escola.
Prepare-se para ser vigiado, cobrado, avaliado e provavelmente repreendido se não corresponder às expectativas. Você vai ser médico.

Já está crescidinho.

Trate bem os pais, os professores, os coleguinhas, os animais. Aprenda a ter respeito por todos. E não espere recompensas por isso. Não está fazendo nada além de sua obrigação. Você vai ser médico.

Adolescência.

Liga Acadêmica de Medicina de Urgência e Emergencia de Sergipe

LAMURGEM-SE (Liga Acadêmica de Medicina de Urgência e Emergencia de Sergipe)

ABERTAS AS INCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DA LAMURGEM

A apresentação da Liga será realizada no dia 28/11, às 19h.

A inscrição tem o valor de R$ 10,00.

O tema da aula inalgural é Atendimento de Urgência e SAMU
A prova será composta de 20 questões: 15 objetivas e 5 subjetivas

Serão 10 vagas para o curso Teórico e Atendimento Hospitalar (somente para os alunos do curso de Medicina) e 20 vagas para o curso Teórico apenas (Aberto para todos os cursos de saúde)

Inscrições com
____________Paulo Moisés (79) 9920-1237
____________Ana Gabriela (79) 9823-9512
____________Aloysio (79)9882-4495

SEMED: Palestra sobre INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA. (CARTILHA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE)

Retomando a Palestra que tivemos hoje, no SEMED sobre Insuficiência Renal Crônica.
O link abaixo é sobre a cartilha. Podem clicar, que não é vírus.
http://cartilhapacienterenal.cursoseconcursosnosite.com.br/?cat=3

Discursso em Homenagem ao PROFESSOR FRANCISCO NA SEMED

"Boa noite senhoras e senhores aqui presentes.
Como representante do Centro Acadêmico de Medicina José Augusto Barreto e representando todos os alunos de medicina, gostaria de parabenizar a coordenação do curso que junto conosco, estudantes, promoveu a realização da primeira Semana de Medicina da Universidade Tiradentes, a SEMED.
Como somos pioneiros, devemos agradecer aquelas pessoas que estão conosco e que faz junto a UNIT a construção desse sonho. E hoje, não poderíamos deixa de homenagear uma pessoa ilustre do nosso curso e sem ela não seria possível que nosso curso de medicina tivesse essa cara que tem.
O nosso homenageado tem uma história fantástica no estado de Sergipe. Nascido no dia 4 de maio de 1944, formou-se pela Faculdade de Medicina de Sergipe e especializou em medicina legal. Mestre em Anatomia pela Escola Paulista de Medicina. Doutor em Ciências pela USP, com pós-doutoramento no Instituto Pasteur, de Lyon/França. Lecionou anatomia humana geral, anatomia comparada, neuroanatomia, neuroanatomofisiologia, citologia e biologia celular. Membro efetivo da Associação Panamericana de Anatomia e Sociedade Brasileira de Anatomia. Membro fundador da Academia Sergipana de Medicina, onde ocupa a cadeira um, que tem como patrono o Dr. Aírton Teles Barreto.
Além desse vasto curriculum, ele é mestre. Junto com todos os outros profissionais conseguiu vencer barreiras, adversidades e montaram o nosso curso de medicina da UNIT. Onde hoje é nosso coordenador. Contudo, Professor Francisco, carinhosamente chamado por nós de Chico Neuro, é além de coordenador, uma pessoa especial, está sempre a disposição dos alunos e professores e buscando sempre aperfeiçoar o curso.
Buscando resgatar a filosofia da UNIT, mais específicamente do Professor Jouberto Uchôa, homenenagearemos a prata da casa. E anualmente nomearemos a Semana de Medicina (SEMED) com o nome de algum de nossos professores. Receba, pois, Professor Francisco a nossa sincera homenagem.
Através dessas palavras e representando todos os estudantes do curso de Medicina, nossa Semana de Medicina tem como homenageado o nosso coordenador Francisco Prado Reis. Obrigada!"
Texto feito por mim ( Lorena Coelho) com colaboração do nosso colega, César Santiago.

I SEMANA DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE TIRADENTES

TODOS OS ALUNOS DE MEDICINA E PROFISSIONAIS MÉDICOS PODEM REALIZAR AS INSCRIÇÕES, FEITAS NO DAA DA UNIT.